50 anos da Sun n’ Fun Flyin

Jan 2, 2024

Por: Márcio Souza

Neste ano, a Sun n Fun Flyin, um dos maiores eventos de aviação do mundo, comemora 50 anos de história. A feira, que acontece anualmente em Lakeland, na Flórida, reúne milhares de entusiastas, pilotos, fabricantes e expositores de aeronaves de todos os tipos e tamanhos. Neste post, vamos contar um pouco sobre a origem, a evolução e as atrações da Sun n Fun Flyin, que é mais do que uma simples exposição: é uma celebração da paixão pelo voo. A Sun n Fun Flyin nasceu em 1974, como uma ideia de um grupo de pilotos que queriam se reunir para trocar experiências e fazer novas amizades. O primeiro evento foi realizado no Aeroporto Regional de Lakeland Linder, com cerca de 1.000 participantes e 365 aeronaves. A feira foi um sucesso e se repetiu nos anos seguintes, ganhando cada vez mais público e prestígio.

Ao longo dos anos, a Sun n Fun Flyin se tornou um dos principais destinos para os amantes da aviação nos Estados Unidos e no mundo. A feira passou a ocupar uma área de mais de 800 hectares, com mais de 500 expositores e mais de 10.000 aeronaves. A feira também passou a oferecer uma programação variada e intensa, com shows aéreos, palestras, workshops, demonstrações, competições e muito mais.

A Sun n Fun Flyin é organizada pela Sun n Fun Aerospace Education Center, uma instituição sem fins lucrativos que promove a educação e a conscientização sobre a aviação e o espaço. A feira é uma das principais fontes de recursos para o centro, que oferece programas educacionais, museus, acervos históricos e atividades para estudantes e professores. A feira é realizada durante uma semana, geralmente no mês de abril, e conta com uma programação variada e intensa. Além de poder ver de perto as mais diversas aeronaves, desde as clássicas até as mais modernas, os visitantes podem assistir a shows aéreos, palestras, workshops, demonstrações, competições e muito mais. A Sun n Fun Flyin também é uma oportunidade para conhecer as novidades do mercado aeronáutico, fazer negócios e ampliar o networking.

O Sun n Fun Aerospace Education Center (ACE) é o campus educacional mais único dos Estados Unidos, localizado no Aeroporto Internacional de Lakeland Linder (KLAL). O campus do ACE inclui o Pavilhão Aeroespacial, o Museu do Ar da Flórida, a Academia Aeroespacial da Flórida Central (CFAA) – uma escola secundária pública do condado de Polk, o Lakeland Aero Club – um clube de voo para estudantes do ensino médio, o Piedmont Experience – uma sala de aula Boeing 727 , o Hangar Piedmont, o Centro Educacional Tom Davis, o Centro de Restauração Buehler, o Centro de Descoberta Crossfield e o Centro de Inovação Skylab .

O ACE tem como visão construir um futuro melhor por meio da aviação. Sua missão é envolver, educar e acelerar a próxima geração de profissionais da área espacial. O centro oferece atividades educacionais baseadas em STEM para todas as idades, desde foguetes e planadores de balsa até programas reais de construção e manutenção de aeronaves. O centro também oferece apoio educacional à indústria espacial, incluindo bolsas de estudo para pilotos, técnicos de manutenção e estudantes universitários.

Uma das grandes atrações da feira é o Airshow, que acontece todos os dias à tarde e reúne alguns dos melhores pilotos acrobáticos do mundo. O espetáculo inclui manobras radicais, formações sincronizadas, paraquedismo, balonismo e até fogos de artifício. O Airshow é um show de habilidade, coragem e beleza, que encanta e emociona o público. Outra atração imperdível é o Night Airshow, que acontece duas vezes durante a semana e ilumina o céu de Lakeland com luzes, cores e sons. O show noturno é uma versão ainda mais impressionante do show diurno, com aeronaves equipadas com leds, lasers e pirotecnia. O Night Airshow é um espetáculo único e inesquecível.

O Night Airshow é uma homenagem à aviação e aos seus pioneiros, que desafiaram os limites do possível e realizaram o sonho de voar. É uma demonstração de habilidade, coragem e criatividade dos pilotos acrobáticos, que fazem manobras radicais, formações sincronizadas, paraquedismo, balonismo e muito mais. É uma celebração da paixão pelo voo, que une pessoas de todas as idades, origens e interesses.

A Sun n Fun Flyin também oferece diversas opções de entretenimento para toda a família. Há áreas temáticas dedicadas aos diferentes segmentos da aviação, como aviação geral, experimental, militar, comercial e vintage. Há também espaços para crianças e jovens, com atividades educativas e lúdicas. E para quem quer se hospedar no local, há opções de camping e hotelaria. A Sun n Fun Flyin é mais do que uma feira: é uma experiência completa para quem ama a aviação. É um evento que celebra o passado, o presente e o futuro da arte de voar. É um evento que reúne pessoas de todas as idades, origens e interesses em torno de uma paixão comum. É um evento que vale a pena conhecer e participar.

Confira a galeria de imagens abaixo!