Portões Abertos – 3 Semanas de Ação

Por: André Freitas

 

O mês de setembro chegou e com ele tiveram início os tradicionais eventos de Portões Abertos promovidos em diversas unidades da Força Aérea Brasileira.

Neste ano, em que é comemorado o Sesquicentenário do Pai da Aviação e Patrono da Aeronáutica Brasileira, a BASE AÉREA DE BRASÍLIA inaugurou o calendário de atividades promovendo no dia 03/09 um movimentado evento.

Ao longo do dia, cerca de 80 mil pessoas circularam pelo evento, que contou com a exposição de aeronaves da Força Aérea, Marinha, forças de segurança, além de blindados do Exército e veículos especiais das Polícias Militar e Federal.

Destaque foi a oportunidade do público conhecer e visitar as aeronaves Embraer KC-390 e Lockheed Hercules KC-130, pertencentes ao 1º Grupo de Transporte de Tropa e ao 1º Esquadrão do 1º Grupo de Transporte, respectivamente, modelos empregados em missões de transporte e reabastecimento em vôo.

Além da exposição estática de aeronaves civis e militares, estandes, exposições de carros e atrações voltadas ao público infantil, o evento contou com diversas atividades aéreas como passagens de aeronaves de caça e civis, decolagem de helicópteros, além do salto de paraquedistas da Força Aérea a partir de uma aeronave C-105 Amazonas.

Homenageando o patrono da aviação brasileira, ocorreu o sobrevoo e a apresentação de aeronaves das empresas aéreas Azul e Gol, adesivadas com a marca oficial em homenagem a Alberto Santos Dumont, tendo sido estas batizadas perante o público com o tradicional lançamento de jatos d´água.

Atrações presentes e sempre muito aguardadas, as esquadrilhas de demonstração se fizeram presente fazendo a festa do público.

Juntamente com o Esquadrão de Demonstração Aérea, conhecido popularmente como Esquadrilha da Fumaça, que prestou nos céus da capital uma linda homenagem a Santos Dumont, o evento contou com as acrobacias da Esquadrilha Fox, formada por oficiais da reserva da Força Aérea Brasileira.

No dia 09/03, foi a vez da BASE AÉREA DE ANÁPOLIS abrir os seus portões após 3 anos de interrupção em razão da pandemia e das obras de melhoria realizadas na unidade.

Com um público circulante estimado em 60 mil pessoas, o evento contou com a exposição de aeronaves empregadas pelas unidades aéreas sediadas na Base, além de outras civis e militares convidadas a participar do evento.

Sem dúvida a grande atração e expectativa circulava na apresentação pela 1ª vez ao público em geral da aeronave Saab F-39E Gripen pertencente ao 1º Grupo de Defesa Aérea.

E não houve decepção…

Taxiando lentamente perante o público, o novo delta mostrou nos céus um pouco de sua potência e manobrabilidade para a alegria dos presentes e dos spotters em especial.

Não deixando nada a dever, o Esquadrão Zeus, com seu Embraer KC-390 realizou passagens baixas sobre a pista, apoiando ainda a realização de salto de paraquedistas realizados por equipes do Comando de Operações Especiais do Exército Brasileiro.

Além da exibição nos céus, foi possível ainda a realização de visitas a uma aeronave do Esquadrão, medida esta interrompida por um acionamento para missão de ajuda humanitária em razão das enchentes que atingiram o sul do país.

A “festa” nos céus, contou ainda com uma aeronave A-1AM do 3º/10º Grupo de Aviação, Esquadrão Centauro, que antes de seguir rumo a sua base de origem em Santa Maria-RS, presenteou o público com passagens baixas e manobras sobre o eixo da pista da Base Aérea.

O evento contou ainda com a exibição da Esquadrilha Fox e com a sempre aguardada apresentação da Esquadrilha da Fumaça que movimentou o público presente com suas manobras arrojadas, sincronismo e interação com o público.

Sem dúvida, este reencontro valeu a pena.

Fechando essa “primeira leva” de eventos, no dia 17/09 foi realizado o DOMINGO AÉREO DA ACADEMIA DA FORÇA AÉREA, em Pirassununga-SP.

Ao longo do dia, 50 mil pessoas puderam viver um dia ininterrupto de atividades aéreas, mesmo com o imenso calor que lotou os hangares e o pátio de exposição de aeronaves que contava com modelos empregados por diversos esquadrões da Força Aérea como P-3AM, KC-390, E-99, T-27M, T-25, AF-1, F-5EM e A-1BM.

O evento que também prestava homenagens a Alberto Santos Dumont, contou com inúmeras demonstrações aéreas de aeronaves civis como os saudosos T-6 e Beechcraft, dos audases pilotos da Esquadrilha Fox, além de outras modernas como o Embraer 190 E2 da Azul Linhas Aéreas e Boeing 737-800 da Gol Linhas Aéreas, estes adesivados com a logo oficial do Sesquicentenário do Pai da Aviação, que realizaram passagens em formação com as aeronaves A-29 da Esquadrilha da Fumaça.

Como tradicionalmente ocorre na Academia, a Esquadrilha da Fumaça realiza apresentações nos dois períodos do dia, o que garantiu dose dupla de arrojo, precisão e passagens baixas de arrepiar.

Passagens baixas aliás, foi o grande destaque neste ano.

Pela manhã, uma aeronave A-1BM do Esquadrão Poker, literalmente barbarizou com passagens baixas e curvas fechadas por sobre a pista, cumprindo à risca o perfil de um caça de ataque ao solo, logo na sequência foi a vez do avestruz guerreiro rasgar os céus da Academia com seu F-EM do 1º GAvCa, Esquadrão Jambock, para manobras baixas e velozes em várias direções por sobre as pistas para alegria dos presentes, juntando-se após o pouso ao Poker para exibição ao público em solo.

Debutando no Domingo Aéreo, sobrevoando a antiga torre da Academia teve ainda a surpreendente passagem da aeronave Saab F-39E Gripen do Esquadrão Jaguar, que juntando velocidade e manobrabilidade mostrou um pouco do que ainda está por vir com a mais moderna aeronave de combate da Força Aérea Brasileira.

Com a saída das aeronaves de caça no período da tarde, novas passagens e demonstrações foram realizadas para o público, somando-se desta vez, a exibição da aeronave AF-1 do 1º Esquadrão de Interceptação e Ataque da Força Aeronaval da Marinha do Brasil que já se encontrava desde o dia anterior nos hangaretes da Academia.

Coube a equipe de salto “Falcões” da Força Aérea Brasileira o encerramento das atividades aéreas neste que foi um dos melhores Domingos Aéreos realizados nos últimos tempos.

Obs: A equipe SPOTTERS BRASIL agradece ao apoio e oportunidade disponibilizada pelo Comando da Aeronáutica, por meio do COMPREP, CECOMSAER e Seções de Comunicação das unidades mencionadas para que os fotógrafos realizassem seus registros.