Sun n’ Fun 2023

Apr 12, 2023

Por: Márcio Souza & Allan Ramos

Um de nossos integrantes teve a oportunidade de passar três dias na Sun n’ Fun registrando o evento. Com seus equipamentos em mãos, ele capturou momentos incríveis durante os shows aéreos e também na feira. O objetivo era documentar a essência do evento e compartilhar com o mundo as imagens dos aviões, pilotos e expositores.

Durante os shows aéreos, ficou atento aos detalhes e buscou os melhores ângulos para registrar as manobras dos pilotos, conseguindo capturar imagens dos aviões voando em formação, realizando acrobacias arriscadas e criando formações impressionantes no céu. Além dos shows aéreos, nosso integrante visitou a área de exposição, onde as empresas e fabricantes de aeronaves exibiam seus produtos.

A Sun n’ Fun acontece anualmente na cidade de Lakeland, localizada no estado da Flórida, nos Estados Unidos, é conhecida por sua paisagem agrícola e por ser um importante centro de distribuição de alimentos. A cidade também é sede de diversas empresas e indústrias, além de ter uma importante presença militar devido à sua proximidade com a Base Aérea MacDill. Lakeland também é conhecida por sua rica história e por sua variedade de atrações turísticas, incluindo parques, museus e espaços culturais.

Durante este evento, os visitantes podem ver uma variedade de aviões e helicópteros de perto, além de participar de simulações de voo e assistir a demonstrações aéreas espetaculares. A Sun n’ Fun também oferece palestras e workshops sobre aviação e tecnologia aeroespacial, além de uma feira comercial com stands de empresas relacionadas à indústria aeronáutica. É um evento muito popular entre os entusiastas da aviação e atrai visitantes de todo o país.

O evento tem um grande impacto na economia da região de Lakeland, FL, uma vez que atrai dezenas de milhares de visitantes de todo o país e do mundo, que gastam dinheiro em hotéis, restaurantes, lojas e outras empresas locais. Além disso, a Sun n’ Fun emprega muitos trabalhadores temporários para ajudar na organização e operação do evento, o que cria oportunidades de emprego para a comunidade local. A feira comercial do evento também é uma oportunidade para empresas locais e da região apresentarem seus produtos e serviços para um público ampliado. Estima-se que o impacto econômico do Sun n’ Fun seja de vários milhões de dólares para a região de Lakeland, contribuindo para o desenvolvimento e crescimento econômico da cidade e arredores.

Uma das mais procuradas atrações são as novidades do seguimento de aviões “Home Built”, já que o mercado de aeronaves experimentais nos Estados Unidos e, no mundo,  é um setor em crescimento, com um número cada vez maior de entusiastas da aviação construindo seus próprios aviões. Esse mercado é composto por pequenas empresas, algumas das quais fornecem kits de construção para os interessados em montar sua própria aeronave experimental.

De acordo com a Experimental Aircraft Association (EAA), uma organização sem fins lucrativos que promove a construção e o voo de aeronaves experimentais, existem atualmente mais de 33.000 aeronaves experimentais registradas nos Estados Unidos. Isso representa cerca de 10% da frota de aviação geral do país. Além disso, a EAA estima que mais de 30.000 pessoas estão envolvidas na construção de aeronaves experimentais nos Estados Unidos.

O setor de aeronaves experimentais tem uma presença significativa na Sun n’ Fun. Durante o evento, os visitantes podem ver uma grande variedade de aeronaves experimentais em exposição e em voo e há também uma grande área de exposição dedicada a fornecedores e fabricantes de peças e kits de construção de aeronaves experimentais.

O seguimento de aeronaves experimentais tem um impacto econômico significativo na indústria da aviação. De acordo com a EAA, o mercado de aeronaves experimentais nos Estados Unidos movimenta cerca de US$ 1,7 bilhão por ano. Além disso, esse setor emprega milhares de pessoas em todo o país e estimula a inovação e o desenvolvimento tecnológico na indústria da aviação.

Em resumo, esse mercado nos Estados Unidos e no mundo é um setor em crescimento, com um número crescente de entusiastas da aviação construindo suas próprias aeronaves e conta com uma presença significativa na Sun n’ Fun, e seu impacto econômico é significativo para a indústria da aviação.

Os shows aéreos durante o Sun n’ Fun são uma das principais atrações do evento. Durante os shows, os visitantes podem ver uma variedade de aeronaves em ação, desde aviões antigos até jatos modernos. Há acrobacias aéreas impressionantes realizadas por pilotos profissionais, além de demonstrações de habilidades de voo em diversas categorias, como aeronaves de combate, aeronaves de transporte e helicópteros. Algumas das principais atrações dos shows aéreos incluem:

  • Demonstração de caças F-16 da Força Aérea dos Estados Unidos: Os caças F-16 da Força Aérea dos Estados Unidos são uma das principais atrações dos shows aéreos. Os pilotos realizam manobras impressionantes, incluindo giros e mergulhos em alta velocidade.
  • Demonstração da equipe de acrobacias aéreas Blue Angels: A equipe de acrobacias aéreas Blue Angels é conhecida em todo o mundo por suas apresentações espetaculares. Durante o Sun n’ Fun, os Blue Angels realizam uma demonstração emocionante de habilidades de voo em seus aviões a jato.
  • Demonstração de aviões históricos: O Sun n’ Fun também apresenta uma variedade de aviões históricos, incluindo aviões da Segunda Guerra Mundial e da Guerra do Vietnã. Os visitantes podem ver esses aviões em ação durante os shows aéreos, realizando acrobacias e demonstrando suas habilidades de voo.

Os shows aéreos durante o Sun n’ Fun oferecem uma grande variedade de atrações para os entusiastas da aviação e para o público em geral, proporcionando um espetáculo emocionante e inesquecível.

O show aéreo apresentado pelo Blue Angels durante a Sun n’ Fun é uma das principais atrações do evento, pois a equipe de acrobacias aéreas Blue Angels é composta por pilotos da Marinha dos Estados Unidos que voam em aeronaves a jato F/A-18 Super Hornet. Durante o show, os pilotos realizam uma série de manobras espetaculares, incluindo acrobacias em formação, giros de 360 graus e mergulhos em alta velocidade.

O show começa com uma demonstração de voo solo, em que um dos pilotos executa uma série de manobras impressionantes em seu próprio avião. Em seguida, os outros aviões da equipe entram em ação, realizando acrobacias em formação apertada, com os aviões voando a apenas alguns centímetros de distância uns dos outros.

Uma das manobras mais impressionantes do show é conhecida como “Delta Breakout”, em que os aviões da equipe voam em formação fechada em direção ao público e, em seguida, se separam em todas as direções, criando um efeito visual impressionante.

A apresentação dos Blue Angels durante a Sun n’ Fun dura cerca de uma hora e é uma experiência emocionante e inesquecível para os espectadores. A equipe de pilotos é conhecida em todo o mundo por sua precisão e habilidades de voo, e é uma das atrações mais populares do evento.

Confira a galeria de imagens abaixo!