EXCON Tápio 2021

by | Aug 29, 2021

A Força Aérea Brasileira conduz no período de 10 de agosto a 3 de setembro, o Exercício Conjunto (EXCON) Tápio 2021.

Dividido em duas fases, tendo sido a primeira conduzida no Campo de Provas Brigadeiro Velloso, na Serra do Cachimbo (PA), entre os dias 10 e 13 de agosto e a segunda fase, a partir da Base Aérea de Campo Grande durante os dias 16 de agosto a 03 de setembro, o Exercício visa capacitar Ações de Força Aérea para uma possível participação da FAB em missões de paz da ONU.

Durante a EXCON Tápio, militares e vetores operam num cenário de guerra não convencional, no qual o combate ocorre contra forças insurgentes ou paramilitares e não entre países e suas forças militares.

Contando com a participação de 30 aeronaves e 16 unidades aéreas e de infantaria da Força Aérea, o Exercício, coordenado pelo Comando de Preparo (COMPREP) da FAB, recebeu nesta quarta edição a designação de Exercício Conjunto (EXCON) em razão da participação de militares da Marinha do Brasil e do Exército Brasileiro nas ações conduzidas.

Nas palavras do Diretor do Exercício e Comandante da BACG, Brigadeiro do Ar Clauco Fernando Vieira Rosseto, a mudança visa demonstrar a importância da interoperabilidade para a área de Defesa do País, uma vez que “Com o EXCON Tápio, mostramos a capacidade de operar de maneira integrada, coordenada e harmônica e que essa característica é necessária para que em uma situação de conflito, as Forças tenham o domínio dos seus ambientes de interesse e impeçam que o inimigo faça o mesmo”.

Biossegurança

Assim como realizado na edição de 2020, no curso da EXCON Tápio foi implementado um plano de biossegurança para prevenção de contaminação por COVID-19. Dentre as principais ações, foi estabelecido o uso de máscaras, manutenção de distanciamento social e uso de álcool gel. Foram conduzidos ainda testes para detecção do novo coronavírus antes e durante como medida adicional de controle para aqueles militares que porventura não estivessem vacinados.

Em complemento a tais ações preventivas, foi estabelecido um protocolo para controle e quarentena daqueles militares que eventualmente apresentassem sintomas sugestivos de COVID-19, evitando-se desta forma a propagação da doença.

Adicionalmente, foi estabelecido pela Comissão de Vigilância em Saúde do EXCON Tápio 2021 um sistema rigoroso de controle dos locais de hospedagem e das dependências da BACG, por meio de QRCode. Tal medida além de permitir um rigoroso controle da circulação dos militares e visitantes, possibilita, em casos de suspeita de contágio, o rastreamento dos locais e horários por onde ocorreu a circulação da pessoa sob quarentena, permitindo delimitar e restringir o eventual contágio pela COVID-19.

Operações Aéreas

Durante o Exercício são conduzidas ações em variadas horas do dia e da noite, com o emprego das aeronaves de ataque A-29 e A-1M em operações de Apoio Aéreo Aproximado, Escolta CSAR e Controle Aéreo Avançado. Em tais missões as aeronaves podem atuar neutralizando as ações de uma força opositora, na proteção das unidades de resgate ou ainda na coordenação do ataque que será realizado.

Aos helicópteros H-36 Caracal e H-60 Black Hawk compete o resgate dos combatentes em território hostil, atuando devidamente coordenados com as aeronaves de ataque empregadas e com as informações disponibilizadas pelas aeronaves E-99 e R-99 em missões de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento.

Além das informações de inteligência coletadas pelos meios deslocados para a Base Aérea de Campo Grande, o Exercício conta ainda com imagens de satélite disponibilizadas por meio de um link direto com o Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE) situado em Brasília-DF.

As aeronaves SC-105 Amazonas são intensamente empregadas no lançamento de militares das unidades especiais da Marinha (GRUMEC e COMANF), Exército (COpEsp) e da FAB (EAS – ParaSar) no cumprimento de missões de Guia Aéreo Avançado, Infiltração por Salto Livre Operacional, Exfiltração em ambiente hostil e Ação Direta de combate.

Além dos meios aéreos da Força Aérea, esta edição contou com a participação de duas aeronaves HH-60 Pave Hawk da 106th Rescue Wing da Força Aérea Americana que foram deslocadas para a Base Aérea de Campo Grande em aeronaves C-17, integrando ações de resgate em conjunto com unidades brasileiras.

Simulação Tática de Resgate em Combate

No Midia Day, o Spotters Brasil teve a oportunidade de acompanhar uma demonstração de resgate tático sob força oponente em que foram demonstradas técnicas de progressão, confronto, extração de tripulante e prestação de primeiros socorros para deslocamento seguro por helicóptero até a área de segurança.

Tal ação foi conduzida em área específica situada dentro da Base Aérea de Campo Grande onde são conduzidas ações permanentes de aprimoramento e avaliação das equipes da Força Aérea em tais técnicas, contando com amplo apoio de equipes médicas da FAB, na avaliação e capacitação das competências táticas das equipes de resgate de combate.

Fotos: Marcio Souza