Comando da Aeronáutica celebra 80 anos de criação

by | Jan 20, 2021

No dia 20 de janeiro, um significativo marco é celebrado pela comunidade aérea brasileira. Nesta data, em 1941, era criado o Ministério da Aeronáutica. Criado em plena Segunda Guerra Mundial por meio do Decreto-Lei nº 2.961/1941, o Ministério da Aeronáutica integrou os meios aéreos e instalações relacionadas às aeronáuticas da Marinha, do Exército e do Departamento de Aeronáutica Civil.

Decorridos 80 anos de sua criação, sua atuação ainda se faz presente desde o batismo de fogo na guerra, passando pela implantação da infraestrutura aeroportuária, a integração do território brasileiro pelas asas do Correio Aéreo Nacional, o desenvolvimento e fortalecimento da indústria aeronáutica nacional e a manutenção da soberania brasileira nos céus.

Hoje, como parte do ministério da Defesa, segue em sua missão como guardião do espaço aéreo brasileiro, consolida programas como o do KC-390 e do Gripen NG (F-39) e atua ininterruptamente em apoio à população brasileira nas ações de enfrentamento da pandemia da COVID-19, transportando pacientes, medicamentos, equipamentos e equipes para os diversos cantos do país.

O Spotters Brasil presta esta homenagem e saúda os homens e mulheres que integram o Comando da Aeronáutica.