Dia do Aviador 2020

by | Oct 24, 2020

Foi comemorado ontem, 23 de outubro, o Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira estabelecidos em homenagem ao feito de Alberto Santos Dumont que, em mesma data no ano de 1906, realizou o voo com a aeronave 14 Bis, marcando uma revolução ao demonstrar a possibilidade de um novo meio de transporte ao mundo.

Neste ano de 2020, o evento realizado na Ala 1, em Brasília, contou com a participação do Presidente da República, oportunidade na qual foi apresentado oficialmente o primeiro exemplar do novo caça F-39E Gripen, desenvolvido em parceria com a empresa SAAB da Suécia. O exemplar 4100 dará início ao programa de testes em território brasileiro, necessários ao desenvolvimento tecnológico do caça e das equipes locais. As aeronaves multipropósitos foram adquiridas em 2014 e substituirão ou complementarão gradativamente a frota atual de aeronaves de combate composta por caças Northrop F-5EM/FM de origem norte-americana e Alenia/Aermacchi/Embraer A-1, em suas variadas versões.

A programação do Dia do Aviador também contou com uma apresentação do Esquadrão de Demonstração Aérea da Força Aérea Brasileira (EDA), que realizou manobras para os homenageados e convidados presentes na Ala 1. Entretanto, a grande atração do dia ficou por conta do novo caça F-39E que fez uma passagem baixa para apresentação ao público e pousou para o batismo oficial e apresentação à imprensa.

Mais uma vez o Spotters Brasil esteve presente cobrindo o evento de vários ângulos e traz o melhor do F-39E em uma galeria de fotos exclusivas.

Colaboraram nessa matéria os seguintes integrantes do Spotters Brasil

Agradecimento especial ao Ricardo Santos @rfsspotting pelas imagens.

 

Confira a galeria de imagens: