FIDAE 2020: contagem regressiva para a maior feira de aviação da América Latina

by | Feb 18, 2020

Fidae 2020

Day(s)

:

Hour(s)

:

Minute(s)

:

Second(s)

De 31 de março a 5 de abril de 2020 ocorrerá no aeroporto internacional Arturo Merino Benitez, em Santiago (Chile) a 21ª edição da FIDAE – Feria Internacional del Aire y Espacio. O evento é uma abrangente feira de negócios, permeada por palestras e uma intensa dinâmica de exibições aéreas disponibilizando uma ótima oportunidade para aqueles que vivenciam a aviação. Bienal e extremamente bem organizado pela Força Aérea do Chile – FACh, na edição de 2018 contou com mais de 500 empresas expositoras, provenientes de mais de 40 países dos cinco continentes, com uma audiência de mais de 120 mil pessoas, entre profissionais especializados, delegações e público em geral. Com mais de 100 mil m2 de área para exposição, a Feira ampliou o seu escopo de negócios em sua trajetória de 40 anos.

Além de empresas do segmento de defesa, há igualmente empresas da aviação comercial e civil, dos setores de manutenção de aeronaves, de tecnologia espacial, de equipamentos e serviços para aeronaves e aeroportos, bem como para forças policiais terrestres e home security. Grande parte do público é atraído pela exposição estática e as demonstrações de aeronaves civis e militares. Em 2018 foram expostas 138 aeronaves com mais de 150 exibições nos quatro dias dedicados ao público especializado. Os maiores fabricantes de aeronaves civis e militares têm presença marcante no evento, sendo comum o deslocamento de exemplares para exposição/exibição já operados por Companhias e forças de defesa. Na edição 2018, a Airbus promoveu exibições magistrais dos modelos A350, A400 Atlas e do helicóptero H145. A Embraer levou o KC-390 que encantou com manobras ainda não documentadas, brindando os presentes ainda com um voo em formação com a Esquadrilha da Fumaça da Força Aérea Brasileira.

Significativa também foi a participação das Forças Aéreas que deslocaram meios para a Feira. A Força Aérea Americana esteve presente com várias atrações, com destaque para os seus caças “invisíveis” F-22 Raptor e F-35 Ligthting II (este pela primeira vez na América do Sul) e o majestoso pouso do mítico bombardeiro B-52, deslocado para exposição estática durante o evento. A Força Aérea do Peru abrilhantou a feira com seu novíssimo Alenia-Aermachi C-27 Spartan e o treinador KAI Torito, ambos com exemplares para exposição estática e demonstrações em voo. A Força Aérea do Chile diariamente realizava apresentações com seus principais meios aéreos. Caças F-5 Tiger III, F-16AM e AT-29 Super Tucano eram exibidos ao público com um amplo leque de manobras. Destaque para a Escuadrilla de Acrobacia Halcones com seus belíssimos aviões X-300L e suas monobras sincronizadas. A Força Aérea Brasileira participou ativamente com a Esquadrilha da Fumaça, que realizou diversas exibições e o já tradicional voo em formação com os seus pares chilenos.

Por conta desta grande diversidade, a FIDAE atrai expressivo número de representantes de várias mídias. Na edição de 2018, mais de 1700 profissionais de imprensa/mídia foram credenciados. E é com grande expectativa que diversos membros do grupo Spotters Brasil, como emissários de vários veículos de comunicação ou mesmo como entusiastas, participarão da Fidae para, em breve, contar um pouco da história desta edição do evento por meio de suas fotos.