Sábado Aéreo da BABR 2016

by | Sep 3, 2016

Realizado no dia três de setembro último, o Sábado Aéreo organizado pela Base Aérea de Brasília (BABR) surpreendeu o grande público presente. Um dia antes da festa, eu e um grande amigo fomos a base no início da tarde levando o material de exposição dos Ratos de Hangar, tradicional Grupo de Plastimodelismo que participa da festa. Para nossa surpresa já haviam dois AH-2 Sabre do Esquadrão Poti e um UH-60 Blackhawk do Esquadrão Harpia sendo preparados para exposição estática no dia seguinte. Em ano de verbas e horas de voo escassas, aqueles helicópteros, somados aos Bandeirantes e Brasília do 6º ETA já bastariam para animar o evento… Ainda mais se considerarmos a localização de cada unidade, nos extremos do País!

A confirmação do EDA ou Esquadrilha da Fumaça nos céus de Brasília garantiu o show aéreo da Força Aérea Brasileira. E, durante o evento, um MH-16 Seahawk da Marinha do Brasil juntou-se ao P-3M Orion e ao C-105 Amazonas estacionados no pátio (abertos a visitação pública). Exibições de acrobacias aéreas com o Comandante Vilela Kandrotas, da Equipe Villela Aero Sports (voando um Extra EA-330SC), salto de paraquedismo, demonstração de rapel pelo Corpo de Bombeiros do DF e show musical com a banda da FAB, durante todo o evento.

O pátio ficou recheado com uma boa variedade de aeronaves, e no hangar principal, expositores locais e seus produtos dividiram o espaço com uma concorrida praça de alimentação mais o mockup do caça Gripen E BR, selecionado como a nova aeronave de combate da Força Aérea Brasileira. Dois exemplares do caça francês Dassault Mirage 2000, já desativados e guardados na Base Aérea de Brasília, foram expostos e um deles ficou aberto a visitação, permitindo aos apaixonados pela Aviação e talvez mesmo futuros pilotos, tirarem fotos no cockpit de um jato supersônico!